Rádio Acesa FM VR: Escola do bairro Açude promove aula ao ar livre

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Escola do bairro Açude promove aula ao ar livre

Cerca de 60 alunos da Escola Paulo VI participaram do passeio pelo bairro Açude


Com o objetivo de alinhar o conhecimento adquirido em sala de aula à prática, os alunos da Escola Municipal Paulo VI, do bairro Açude I, em Volta Redonda realizaram na tarde desta terça-feira, dia 16, uma aula diferente. Os quase 60 alunos do terceiro ano da escola estiveram na Rua Pedro Elias de Moura, mais conhecida como “Rua da Caixa d’água” para aprender um pouco mais sobre geografia. Atualmente  os alunos estão estudando  relevo e hidrografias,  que estão presentes na paisagem do bairro.

“Associar   os   conhecimentos   em   sala   de   aula   a   realidade   é   muito relevante para o desenvolvimento, pois permite que os alunos aprendam a   utilizar   o   conhecimento   adquirido   e   desta   forma,   possam   estabelecer novas   relações   com   o   mundo”,   afirmou   a   secretária   de   Educação,   Rita Andrade.

Segundo a diretora da Escola Municipal Paulo VI, Geralda Chagas, a ideia de levar os alunos para uma aula ao ar livre foi de uma professora da unidade escolar.“Procuramos levar os alunos para vivenciar e colocar em prática o que eles aprenderam em sala de aula. A ideia surgiu de uma professora que mora no bairro, e percebeu a chance de ilustrar de forma mais real o conteúdo que é estudado”, contou.

Além dos alunos, as professoras contaram com a participação de seis mães convidadas pela escola para compartilhar da ação. Para Andreia Maria Silva, mãe  do pequeno Lucas, a participação  dos pais é muito  importante para  o desenolvimento dos alunos.

“Recebi o convite da professora para que as mães pudessem participar. Essas visitas ajudam no conhecimento e no desenvolvimento dos alunos. Os   pais   precisam   estar   inseridos   nessas   ações.   Sempre   fui   muito participativa e ativa na escola do meu filho, e acho que todos devem estar presentes em ações promovidas pela escola”, contou.

De acordo com Jhennifer, de 9 anos, a visita foi muito diferente de aprender em sala de aula.  “Eu vi o que é vegetação, relevo, montanha, planície e um monte de coisa que a professora falou na sala. Aprendi que nossa escola fica dentro de um vale, sei também o que é natural e o que foi modificado
pelo homem. Achei super legal a visita”, disse.

Segundo o prefeito Samuca Silva, o professor é um motivador  “O professor motiva e  orienta  os alunos,  trazendo  para  perto  dele as   realidades  de cada local. Isso é de grande importância para que esses alunos possam conhecer e principalmente fortalecer as características do bairro em que
vivem e assim podem participar mais ativamente da comunidade local e ajudar a transformá-la”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825